ABCS quer atingir 800 mil matrizes com FNDS
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A Associação Nacional dos Criadores de Suínos quer chegar ao final de 2015 com um universo de 400 mil matrizes ligadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e atingir um total de 800 mil nos próximos dois anos. O assunto foi tema de mais uma participação do presidente da entidade, Marcelo Lopes, durante o segundo dia do XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, que comemora os 60 anos de história da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) na Praia do Cumbuco, no Ceará, a 40 quilômetros de Fortaleza. “São apenas R$ 2,40 por matriz ao ano. Já estamos com vários parceiros, mas é uma grande vitória termos a AGIGO, que é ligada a criadores integrados. E vamos perseguir as 800 mil matrizes porque só conseguiremos aumentar o consumo de carne suíno no Brasil com um trabalho sistemático de divulgação e treinamento, mas sustentado por recursos próprios e garantidos”, explicou Marcelo Lopes. Já aderiram ao FNDS diversas entidades estaduais e regionais, além de frigoríficos. O dinheiro arrecadado vai ser investido nas promoções que hoje são realizadas dentro do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), como semanas de incentivo ao consumo, treinamento de atendentes e açougueiros, etc. E ainda ser usado em ações de política institucional e de produção, ligadas diretamente aos criadores. O segundo dia do seminário foi aberto com a análise dos problemas acertos do agronegócio brasileiro feita pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, que até o fim do ano passado comandava a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Depois, o vereador paulistano, especialista em sustentabilidade e ex-presidente do Ethos, Ricardo Young, falou sobre os caminhos da produção do agronegócio lucrativo, moderno e sustentável. A última apresentação da manhã coube ao especialista europeu em Bem-Estar Animal Niels-Peder Nielsen, que tratou dos desafios da indústria produtiva de carne suína da Dinamarca, o país mais avançado no segmento e que exporta 90% do que tira das granjas. Na sequência, os três palestrantes participaram de uma mesa redonda com a plateia sob a coordenação do CEO da Trowu Nutrition Brasil, Luciano Roppa. Foi um momento de bastante emoção, com o auditório saudando a garra e a energia dos suinocultores, que atingiram níveis de exelccenência na produção mesmo vivendo duas décadas intensas, de muitas crises sanitárias e de mercado. “A carne produzida no Brasil não perde em qualidade para nenhuma outra e é exportada para mais de setenta países. Nossos criadores ainda investem em manejo, sanidade, boa nutrição e instalações. Sem falar que ainda se preocupam com bem-estar animal e sustentabilidade, fazendo melhorias que nem são exigidas por legislação específica”, observou Luciano Roppa. No período da tarde, o presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, falou sobre os novos consumidores brasileiros e como a cadeia suinícola pode aproveitar este momento para cativar mais espaços na mesa e na geladeira das famílias do país. David Lederman, palestrante autorizado da Disney, traçou um perfil das qualidades que fazem o jeito Disney de receber milhões de turistas no Parque Disneyworld. Davi Buarque, do Grupo Pão de Açúcar, relembrou as conquistas das campanhas do PNDS em 2013 e 2014 e adiantou os objetivos das ações neste ano. E Ana Couto, especialista em design e marcas, indicou como a cadeia da carne suína pode construir valor para o negócio e as pessoas. E mostrou um novo posicionamento para a proteína no país. O dia acabou com o lançamento de mais uma campanha nacional da ABCS: “Escolha mais carne suína”, que vai provocar os consumidores a escolher cada vez mais a proteína em todos os pontos de vendas do país. O seminário da ABCS prossegue amanhã de manhã, com as apresentações do especialista em planejamento e gestão estratégica de empresas Marcos Fava Neves, o presidente da Elektro Márcio Fernandes e o pesquisador de psicologia comportamental e psicanálise Rafael Baltescra. Fonte: PorkWorld
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